Trabalhei com as máscaras africanas em projetos anteriores acumulando experiência dos seus traços e de como representá-las de forma respeitosa - pois são artefatos importantes de civilizações ao longo da história. Quando soube do tema da exposição, pensei em ilustrar um ritual de consagração do eclipse, já que este aparece no céu apenas algumas vezes fazendo com que as comunidades o “descobrissem” - diferente do sol e da lua que está todo dia no céu. A partir de uma pesquisa sobre máscaras africanas dos astro solar e lunar, criei as minhas próprias e misturei os seus traços para formar a máscara do eclipse.Como cenário escolhi as margens do Rio Nilo e sua vegetação, optei por dar uma perspectiva de globo ao céu para intensificar o étero das divindades e espelhar a cena no rio para formar uma cena que caminha entre o físico e o espiritual.
Florianópolis
,
SC
hugo oguh é designer de formação, ilustrador, escritor, artista transdisciplinar e um alter ego de disrupção que nasce de dentro pra fora. Aproveita o processo de criação, experimentação e intuição para pesquisar sobre o pensamento projetual, criando pontes entre diversas áreas criativas - escrita, animação, 3D, ilustração, XR, fotografia. Na ilustração, busca colidir os opostos, não só as extremidades mas o que existe entre eles. Seja misturando técnicas e materiais; Seja dando vida a histórias e personagens contraditórios ou que passeiam por diferentes realidades. Ganhador do Prêmio Bom Design 2020, seus maiores trabalhos no mundo da ilustração são: curta animado “Ouroboros”, identidade visual ilustrativa para o projeto cultural “Trajetória de Solange Adão” e agora “A Consagração do Eclipse” para a Solisluna
A Solisluna Design Editora, que celebra 30 anos de atividades, é uma empresa especializada em design gráfico e editorial. Nestes anos tem realizado projetos de livros e exposições de caráter histórico, antropológico, empresarial e institucional. Tem se caracterizado também por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto juvenil.
A Solisluna publica livros e realiza projetos que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos diversos de ver o mundo.
Somos comprometidos com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.