No encontro do Sol e a Lua eu duas referências: as religiões de matriz africanas e minha história pessoal: Oxalá e Oxum. Além das cores representativas, Oxalá/branco e Oxum/amarelo, busquei a junção de dois orixás que originalmente não são um casal, contrariando não só a narrativa original – onde Oxalá é casado com Iemanjá – como também a representação comum do Sol masculino e da Lua feminina. O sol traz a luz e a lua o movimento das águas, juntos, luz e água dão possibilidade à vida – simbolizada pela gravidez. Essa por sua vez faz referência ao momento atual meu e da minha companheira.
Niterói
,
RJ
Miguel Carvalho é ilustrador, autor e professor e vem ao longo de sua trajetória pesquisando e produzindo narrativas não verbais. Tem formação em Comunicação Visual (UFRJ), Especializado em Literatura Infantil (UFF), Mestre e Doutor em Design pela PUC-Rio, onde também é membro do Laboratório de Design de Histórias, no qual seu foco principal de pesquisa e produção é a narrativa por imagens. Nesse percurso são 18 livros publicados, 10 filmes produzidos, participações em festivais e prêmios nacionais e internacionais. Como professor universitário leciona ilustração, criação narrativa ficcional e narrativas audiovisuais no Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A Solisluna Design Editora, que celebra 30 anos de atividades, é uma empresa especializada em design gráfico e editorial. Nestes anos tem realizado projetos de livros e exposições de caráter histórico, antropológico, empresarial e institucional. Tem se caracterizado também por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto juvenil.
A Solisluna publica livros e realiza projetos que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos diversos de ver o mundo.
Somos comprometidos com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.