A Serpente Estrelada

Em tempos antigos, os eclipses fizeram nascer muitos mitos. O tempo esfriava, as aves cessavam seu vôo e o dia virava noite por alguns minutos. Para muitas culturas tradicionais, o que se imaginava era que uma grande criatura cósmica devorava o sol, mordida por mordida. Na China, o ideograma mais antigo para eclipse significava "comer", e quem comia o sol era um grande dragão; no Vietnã, um sapo; no Egito, era Apep, a grande serpente. A partir destes e de outros mitos e imaginários, nasceu a imagem dessa cobra grande celestial, constelação de serpente com cabeça de lua, que abocanha o sol e faz nascer o eclipse. A ilustração foi criada com aquarela, lápis de cor e pintura digital.

Bruna Martins

map-pin

São Paulo

,

SP

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, é ilustradora, designer gráfica e aprendiz de ceramista. Já trabalhou com bambu e com movimentos de moradia, mas sua paixão pelo desenho, por ouvir e contar histórias a levou ao ofício da ilustração. Em 2021, colaborou como assistente no ateliê do artista Andrés Sandoval e, em 2022, publicou seu primeiro livro ilustrado, O Tango do Gato, em coautoria com Adriana Barretta Almeida. Atualmente, trabalha no Estúdio Voador, um estúdio de criação que produz narrativas e conteúdos impressos e digitais com foco na infância, educação, ciência, arte e cultura. Desenvolve também um trabalho independente, focado na ilustração para livros, publicidade e imprensa.

conheça as outras 29 ilustrações selecionadas

Esfera interativa com ilustração de Duda Oliva

Catálogo em PDF

Em breve!
Baixar

Para se fazer uma Casa

Bruno de Almeida

Rabiscos no céu

Letícia Graciano

A Serpente Estrelada

Bruna Martins

Quando o sol e a lua se encontram é carnaval

Pedro Campos

Logo Solisluna 30 anos

REALIZAÇÃO

A Solisluna Design Editora, que celebra 30 anos de atividades, é uma empresa especializada em design gráfico e editorial. Nestes anos tem realizado projetos de livros e exposições de caráter histórico, antropológico, empresarial e institucional. Tem se caracterizado também por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto juvenil.

A Solisluna publica livros e realiza projetos que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos diversos de ver o mundo.
Somos comprometidos com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.