Ritmo

De acordo com o mito de criação Yorubá, Olodumare (Deus supremo) envia sua filha Odudua para criar a terra, a matéria. Após a terra estar pronta para ser habitada, Olodum envia seu filho Obatala, para criar o ser humano, a partir do barro Obatala modela o primeiro ser e o preenche com Axé (energia vital do universo), e assim se fez a consciência, a individualidade, a dadiva de mediar a relação entre o espiritual e o terreno, através da singularidade do ser, e seu prisma poético. “Ritmo” é uma xilogravura que ilustra a antítese como fundamento do universo, partindo dos polos masculino e feminino representados pelo Sol e pela Lua, a obra demonstra a importância da relação desses extremos para o movimento do planeta e a existência humana. “Ritmo” surge do eterno contraste que nos impulsiona para o pensamento e o ato poético.“A capoeira é negativa, a capoeira nega. A capoeira é positiva, tem verdade.…” Mestre Pastinha

Coruja

map-pin

Porto

,

Portugal

Bruno Coruja é um artista plástico que trabalha com o conceito de mandinga como um estado de consciência, um dispositivo de ativação da potência poética contida no individuo e no ambiente que o circunda. Seus maiores meios de expressão artística são a escultura e a xilogravura. Atualmente, Coruja cursa o mestrado nas Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), onde desenvolve a sua pesquisa através do estudo e da vivência como Treinel de Capoeira Angola (Escola de capoeira Angola Cortiço do Abelha), escola fundada por Mestre Abelha, de São Luís do Maranhão – MA, que por sua vez foi aluno de Mestre João Pequeno de Pastinha, de Salvador - BA. A partir do fundamento dessa matriz ancestral, sua obra traça uma relação entre o processo criativo e espiritualidade, considerando a mandinga como um ato poético, e um estado de presença do artista.

conheça as outras 29 ilustrações selecionadas

Esfera interativa com ilustração de Duda Oliva

Catálogo em PDF

Em breve!
Baixar

Para se fazer uma Casa

Bruno de Almeida

Rabiscos no céu

Letícia Graciano

A Serpente Estrelada

Bruna Martins

Quando o sol e a lua se encontram é carnaval

Pedro Campos

Logo Solisluna 30 anos

REALIZAÇÃO

A Solisluna Design Editora, que celebra 30 anos de atividades, é uma empresa especializada em design gráfico e editorial. Nestes anos tem realizado projetos de livros e exposições de caráter histórico, antropológico, empresarial e institucional. Tem se caracterizado também por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto juvenil.

A Solisluna publica livros e realiza projetos que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos diversos de ver o mundo.
Somos comprometidos com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.