De acordo com o mito de criação Yorubá, Olodumare (Deus supremo) envia sua filha Odudua para criar a terra, a matéria. Após a terra estar pronta para ser habitada, Olodum envia seu filho Obatala, para criar o ser humano, a partir do barro Obatala modela o primeiro ser e o preenche com Axé (energia vital do universo), e assim se fez a consciência, a individualidade, a dadiva de mediar a relação entre o espiritual e o terreno, através da singularidade do ser, e seu prisma poético. “Ritmo” é uma xilogravura que ilustra a antítese como fundamento do universo, partindo dos polos masculino e feminino representados pelo Sol e pela Lua, a obra demonstra a importância da relação desses extremos para o movimento do planeta e a existência humana. “Ritmo” surge do eterno contraste que nos impulsiona para o pensamento e o ato poético.“A capoeira é negativa, a capoeira nega. A capoeira é positiva, tem verdade.…” Mestre Pastinha
Porto
,
Portugal
Bruno Coruja é um artista plástico que trabalha com o conceito de mandinga como um estado de consciência, um dispositivo de ativação da potência poética contida no individuo e no ambiente que o circunda. Seus maiores meios de expressão artística são a escultura e a xilogravura. Atualmente, Coruja cursa o mestrado nas Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), onde desenvolve a sua pesquisa através do estudo e da vivência como Treinel de Capoeira Angola (Escola de capoeira Angola Cortiço do Abelha), escola fundada por Mestre Abelha, de São Luís do Maranhão – MA, que por sua vez foi aluno de Mestre João Pequeno de Pastinha, de Salvador - BA. A partir do fundamento dessa matriz ancestral, sua obra traça uma relação entre o processo criativo e espiritualidade, considerando a mandinga como um ato poético, e um estado de presença do artista.
A Solisluna Design Editora, que celebra 30 anos de atividades, é uma empresa especializada em design gráfico e editorial. Nestes anos tem realizado projetos de livros e exposições de caráter histórico, antropológico, empresarial e institucional. Tem se caracterizado também por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto juvenil.
A Solisluna publica livros e realiza projetos que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos diversos de ver o mundo.
Somos comprometidos com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.