Estando envolvida em meus labirintos de papéis, encontrei a saída para o tema proposto, ENCONTRO DO SOL COM A LUA, usando as referências da Mitologia Grega, através da história de Ícaro e a obra de Matisse.Na narrativa da ilustração, imaginei a viagem de Ícaro ao encontro do sol com a lua nos tempos modernos. O pai dele, desta feita, construiu uma nave/ave, para que ele pudesse fazer a viagem com cautela e segurança, já que não usa asas coladas com cera que podem derreter, do Ícaro da mitologia, mas, ainda existem riscos. Assim, realiza o seu sonho. Porém, aproxima-se demasiadamente do sol e o forte calor o deixa ardendo em chamas vermelho-alaranjadas. Mais uma vez não ouviu os conselhos paternos. Resta-nos, encontrarmos esse lugar de equilíbrio entre a luz e a sombra, o claro e o escuro, a lua e o sol em nossa viagem!
Olinda
,
PE
Fátima Ferreira, nasceu em Olinda/PE, numa família de artistas. Graduou-se no curso de direito. Mas, em paralelo à carreira jurídica, sempre esteve envolvida com a literatura e as artes visuais. Fez diversos cursos e passeios por várias técnicas de desenho, pintura, colagem, técnicas mistas.Publicou quatro livros de poesias: “Dedetizacão”, “Dia de Festa”, “Asas de Sangue” e “Colagem dos Gestos”, todas edições da autora. Editou dois jornais alternativos voltados para as artes e a literatura: “Americanto” e “O Cântaro”. Participou do “Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco” (MEIPE) e da “Edições Bandavuô” (editora alternativa).Em 2020, foi uma das selecionadas pelo Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), para participar da exposição coletiva virtual: “Para Quando Tudo Passar”, que aconteceu em 12 de dezembro de 2020. Durante a pandemia dedicou-se com exclusividade às ilustrações. E agora aventura-se nos livros ilustrados para a infância.
A Solisluna Design Editora, que celebra 30 anos de atividades, é uma empresa especializada em design gráfico e editorial. Nestes anos tem realizado projetos de livros e exposições de caráter histórico, antropológico, empresarial e institucional. Tem se caracterizado também por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto juvenil.
A Solisluna publica livros e realiza projetos que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos diversos de ver o mundo.
Somos comprometidos com o coletivo e com questões importantes de nossa sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.